Nesta quarta-feira, 1º de outubro de 2025 — data em que se celebra o Dia do Vereador — o presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Carlos Muniz (PSDB), destacou o papel estratégico dos parlamentares municipais como transformadores das demandas populares em ações concretas para a cidade.
Em mensagem oficial, Muniz afirmou:
“Nosso trabalho é ouvir, agir e melhorar a vida de cada bairro e comunidade. Enfim, nossa prioridade é a escuta, respeito e luta pela população de Salvador.”
Ele ressaltou que o vereador é o político mais próximo das comunidades, aquela ponte entre a população e as decisões que impactam o cotidiano da cidade.
Segundo Muniz, cabe aos parlamentares municipais reivindicar junto ao Executivo Municipal a concretização dos serviços públicos demandados pela população dos bairros de Salvador — mas também converter essas reivindicações em leis resultantes de tramitação em comissões, audiências públicas, diálogos e votações em plenário.
O presidente da CMS afirmou ainda que a transparência, o diálogo entre os pares — independentemente da orientação política — e a eficiência administrativa são pilares de seu mandato à frente da Casa. “Embora os poderes sejam independentes, Legislativo, Judiciário e Executivo só trazem benefícios à população quando atuam em sintonia. Por isso, sempre procuro esse diálogo institucional”, frisou.
A simbologia da data
O Dia do Vereador foi instituído pela Lei Federal n.º 7.212/1984, e rememora o momento em que foram oficializadas as normas para o cargo de vereador no Brasil. A data é uma oportunidade para refletir sobre a importância da atuação dos representantes locais na elaboração de leis, fiscalização da administração pública e garantia do uso adequado dos recursos públicos.